Conceito e classificação dos jogos e brincadeiras
Para entender os jogos, os brinquedos e as brincadeiras, primeiramente temos de entender como cada um se realiza.
- Jogo: É uma atividade embasada em regras próprias, que devem ser seguidas para sua realização, visando sempre um vencedor. Jogar sempre fez parte da essência humana, e para a criança é uma das formas de conhecimento do mundo e exploração dos seus potenciais.
- Brinquedo: É o objeto com o qual se brinca ou se joga. É o suporte da brincadeira. Pode ser feito de material específico como também de materiais recicláveis. Por exemplo, uma bola de futebol oficial deve ser feita de couro, enquanto que uma de material reciclável pode ser de meia, de papel, de sacolas plásticas, enfim, com o material que estiver disponível e puder ser usado com segurança.
- Brincadeira: É a forma como uma criança estrutura a execução de uma atividade relacionada a um brinquedo. Um mesmo brinquedo pode trazer diversos tipos de brincadeira. Uma bola, por exemplo, pode ser usada de diversas maneiras, assim como uma boneca. A brincadeira é a execução da imaginação, do lúdico.
Existem diversas formas de classificar um jogo
1. Quanto as regras.
a) Pequenos jogos: apresenta poucas regras e sua explanação é mais simples e em menor
quantidade. O tempo de realização é baixo. Não exigem capacidade técnica para realização.
São atividades próprias, em sua maioria, para crianças de pouca idade ou para idosos. O
monitor, nesse caso, atua como um orientador. Tem como fator principal extrair dos
participantes características individuais (força, velocidade, rapidez de raciocínio, etc).
b) Grandes jogos: tem regras totalmente fixas, mais complexas e em maior quantidade. O
tempo de duração é entre 10 e 20 minutos. Exigem um certo preparo técnico para realizar.
Nele o monitor atua como um árbitro. São situações de domínio mais complexo, devido ao
grande número de participantes.
2. Quanto ao Local.
a) Jogos de Campo: todos aqueles que utilizam bolas; jogos de correr; jogos de agilidade
(equilíbração, saltar, empurrar, puxar, etc).
b) Jogos de Salão: Sensoriais, motores, psíquicos (intelectuais e afetivos) para dias de chuva.
Exemplo:
1 - Salada de frutas.
M = Giz e um quadro.
F = Participantes sentados ordenadamente, de frente para o quadro, dispostos em 4 ou 5
colunas.
D = Cada participante escolhe um nome de fruta para ser, que é colocado na ordem correta da sua coluna. O monitor iniciará a brincadeira dizendo: “Fui na feira comprar (fala o nome de
uma fruta que está no quadro)”. O participante que representar aquela fruta rapidamente
deve dizer: “(Fala nome da fruta) não tinha, tinha (e fala o nome de outra fruta). A brincadeira
prossegue até alguém se atrapalhar e errar. Vence o último a ser retirado do quadro.
3. Quanto à participação nas Atividades Físicas.
a) Ativa: situações de ritmo mais intenso, que apresenta grande exigência física do participante.
Exemplo: corridas de estafetas.
b) Moderada: ritmo não tão intenso, que permite ao indivíduo a realização com certa cadência da atividade proposta. Apresenta exigência física, porém não em excesso.
Exemplo: brincadeiras de pegar.
c) Calma: atividades sem grande movimentação ou em repouso. Apresentam pouca ou
nenhuma exigência física.
Exemplo: brincadeiras de adivinhação.
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